quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Recicle você também



REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
- Reduzir:  reduza a quantidade de recursos naturais do planeta que nós usamos.
- Reutilização:  não basta colcoar o lixo no lixo, alguém poderia fazer uso dele!
- Reciclar:  muitos materiais podem ser transformados em algo novo!

Por que reciclar ?

A quantidade que uma pessoa produz de lixo hoje é muito grande e é por isso que a reciclagem vem crescendo cada vez mais entre os brasileiros. As pessoas estão se preocupando com o lixo produzido e se cada um fizer a sua parte estarão contribuindo para um mundo  melhor. Você reciclando ajuda o meio ambiente a não ter degradações ao longo dos anos. Quando recicla você acaba fazendo coisas novas, objetos novos que podem sim ser utilizados como outros quaisquer. Para se ter idéia uma pessoas é capaz de produzir 5 kg de lixo por dia.
Existem vários tipos de lixos, que são classificados como domestico que são os alimentos, o industrial que é o carvão mineral, lixo químico e fumaças que prejudicam muito o meio ambiente, Agrícola que são os fertilizantes e estercos, hospitalar tudo que diz respeito a lixo de hospital, matérias radioativos que fazem mal para a saúde algumas vezes que são os matérias de indústria medicina e os tecnológicos, tudo que diz respeito à tecnologia.
Os lixos reciclados ajudam na melhora do meio ambiente e também na criação de novos objetos. Você estará fazendo um bem muito grande para a humanidade. Porém infelizmente não são todas as pessoas que pensam em fazer esse bem, misturam todos os lixos e depois as pessoas que se virem para separar. Se cada pessoa separar o lixo corretamente diminuiremos muito os problemas de meio ambiente. Então comece a fazer a sua parte, faça bem ao mundo que você vive!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Coleta Seletiva - Cores

Mais importante que as cores e o numero de coletores é a coerência com o que vem antes e o que vem depois.
Antes: Qual é o padrão predominante de geração de resíduos aqui?
Depois: Como a Cooperativa prefere receber?

O fato é que na maioria das vezes a coleta não é multiseletiva, ou seja, não há uma coleta para cada tipo de material, como acontece na Europa onde o sistema de 4 cores surgiu. Aqui o mesmo caminhão vai coletar todos os materiais recicláveis. Quem observa a coleta se sente frustrado após o esforço de separar por cores.
Ademais a comercialização dos recicláveis se dá após uma separação muito mais fina. Os plásticos, por exemplo, ao chegarem na cooperativa, deverão ser selecionados por tipo e cor e só então enfardados para a comercialização. Há mais de 300 tipos de plásticos. Da mesma forma o papel, são separados por tipo: papel branco, revista, jornal, papelão, papelão com impressão de um lado, papelão com impressão dos dois lados, e assim vai.
Ou seja: mesmo que a separação na fonte seja feita em quatro cores no galpão terá de haver uma nova separação.

Outros motivos para não se separar em 4 cores.
  • O espaço necessário é maior;
  • Dificuldade de enquadrar alguns materiais como a embalagem longavida. Elas são feitas de papelão, alumínio e plástico. Em que lixeira devo colocar? E o isopor, em que lixeira colocar?
  • Com uma lixeira para todos os recicláveis podemos utilizar o sistema de lixeiras individuais aumentando a responsabilidade individual pela separação dos recicláveis.


               

Esse é o sistema Canadense muito utilizado nos EUA e recomendado pelas cooperativas brasileiras.
Não obrigatoriamente deve ser azul. Pode ser de outra cor.
A escolha da cor da lixeira dever ser coerente com a geração, com a logística e  com a cultura local.

Consulte a Cooperativa ou associação de Catadores de Materiais Recicláveis qual é a melhor forma de separar o material a ser coletado por eles.


Pela resolução conama estas são as cores para a coleta multiseletiva




Mas tantas cores causam na verdade bastante confusão para aquele que está tentando mudar seu comportamento.
Muitas vezes o que se vê é isso:
 
 
 
 

O que é reciclagem?

A partir da década de 1970, a preservação do meio ambiente passou a ser uma das grandes preocupações mundiais. Preocupação que se voltou, principalmente, para o aumento da produção de lixo, alavancado pela proliferação das embalagens e produtos descartáveis. A palavra reciclagem ganhou, na ocasião, sua acepção ecológica. E de lá para cá, passou a designar o conjunto de técnicas que busca reprocessar substâncias jogadas no lixo para que elas se tornem novamente úteis e possam ser reinseridas no mercado. Ela é um dos fins - certamente o mais lucrativo e ecológico - que os resíduos podem ter. Mas nem todo material pode ser reciclado. E para cada um daqueles que podem ser reaproveitados existe uma forma adequada de reciclagem. Nesse processo, a coleta seletiva é fundamental e consiste, basicamente, na separação e no recolhimento do lixo.